A importância do uso de EPI – Equipamento de Proteção Individual

Helenice Corbucci Blog, EPI 13 Comentários

O EPI – Equipamento de Proteção Individual – é muito importante para a saúde do trabalhador, pois pode evitar acidentes e doenças ocupacionais.

Um dos serviços prestados pela Clínica Corbucci é o levantamento e reconhecimento dos riscos ocupacionais visando eliminá-los, neutralizá-los ou minimizá-los e assim, definir os tipos de EPIs necessários de acordo com a atividade dos empregados.

EPI - Equipamento de proteção individualEPI é todo dispositivo ou produto de uso individual, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde do trabalhador.

De acordo com a NR 6, os EPIs devem ser fornecidos gratuitamente pelas empresas, sempre adequado aos riscos da função e em perfeito estado de conservação e funcionamento. Cabe ainda à empresa, exigir aos seus funcionários o uso dos EPIs durante a jornada de trabalho, realizar orientações e treinamentos sobre o uso adequado e a devida conservação, além de substituir imediatamente quando danificado ou extraviado.

Como em todas as relações empregador – empregado, os trabalhadores têm seus direitos e deveres, nessa situação não é diferente, sendo responsabilidade dos empregados, usar corretamente o EPI durante o trabalho, mantendo-os sempre em boas condições de uso e conservação, comunicar ao empregador qualquer alteração que o torne impróprio para uso e cumprir as determinações do empregador sobre o uso adequado.

Vale ressaltar que todos os EPIs precisam ter a indicação do Certificado de Aprovação – CA, expedido pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego.

Os tipos de EPIs utilizados podem variar dependendo do tipo de atividade ou de riscos que poderão ameaçar a segurança e a saúde do trabalhador e da parte do corpo que se pretende proteger, tais como:

  • Proteção auditiva: abafadores de ruídos ou protetores auriculares;
  • Proteção respiratória: máscaras e filtro;
  • Proteção visual e facial: óculos e viseiras;
  • Proteção da cabeça: capacetes;
  • Proteção de mãos e braços: luvas e mangotes;
  • Proteção de pernas e pés: sapatos, botas, botinas, perneiras e polainas;
  • Proteção contra quedas: cintos de segurança e cinturões.
  • Proteção contra radiação solar: protetor solar.

O uso dos EPIs é de extrema importância tanto para os empregados, quanto para os empregadores e a conscientização de ambas as partes, assim como o respaldo da lei, são meios importantes para garantir a segurança no trabalho. Esperamos ter sanado as principais dúvidas sobre a importância do uso de EPIs. Até o próximo artigo!

Leia também: O que é PPRA? A Importância dos Exames Periódicos Ocupacionais | Atendimentos agendados: chega de espera!

13 Comentários em: A importância do uso de EPI – Equipamento de Proteção Individual

  1. FÁTIMA

    gostaria de receber artigos sobre segurança no trabalho para transmitir aos funcionários da empresa e saber se voçes dão palestras gratuitas orientando quando necessário.

    obrigado

    fátima/compras

     
  2. maraisa

    Boa tarde,

    Sou de SC e faço curso Técnico de segurança no trabalho, li alguns artigos, adorei, parabéns.

     
    • Helenice Corbucci

      Olá Maraisa,
      A ideia é sempre trazer informações e esclarecer as dúvidas.
      Obrigada e continue visitando o nosso site.
      Também temos uma pagina no Facebook com dicas de saúde, segurança, alimentação, meio ambiente e formas de viver melhor.
      Abraços,
      Helenice Corbucci

       
  3. jailson de jesus silva

    gostaria de receber mais artigos que falem de segurançça do trabalho. obrigado

     
    • Regina Almeida

      Olá Jailson! Continue visitando o nosso blog, temos sempre novos artigos. Curta a nossa página no Facebook, lá você encontrará dicas de saúde, segurança, meio ambiente e formas de viver melhor.

       
  4. ricardo fernandes

    trabalho,na empresa energisa,sempre tem palesta sobre uso de epis,gostaria se possivel vcs mandasse uma cartilha sobre uso de cada epi

     
    • Regina Almeida

      Olá Ricardo! Por enquanto não temos uma cartilha sobre o uso de cada EPI, mas em nossa página no Facebook você encontrará várias dicas sobre este assunto e também, sobre saúde, segurança, meio ambiente e formas de viver melhor, dê uma olhadinha lá 😉

       
  5. DISLENE JESUS

    PREZADOS SENHORES,

    GOSTEI MUITO DESSE MATERIAL E APROVEITEI PARA ESPALHAR E ORIENTAR A MINHA EQUIPE.

    GOSTARIA DE RECEBER MATERIAL INTERESSANTES DENTO DO CONTEXTO ..INCLUSIVE COM NOVIDADES…

    DESDE JÁ AGRADEÇO!!

     
  6. thaisa karoliny

    Estão de parabéns pois este artigo atende bem as necessidades de uma excelente pesquisa sob o EPI`s nos fazendo compreender com clareza a sua importância na Segurança Do Trabalho.

    obrigado!

     
  7. Andréia Santos

    Uma informação preciso de palestrante para ir ate a empresa para falar sobre a necessidade do uso do Epi , vocês sabem me informar quem faz gratuitamente essa palestra ?

     
    • Helenice Corbucci

      Olá Andréia,
      Infelizmente, não sabemos quem ministra palestra gratuitamente.

       
  8. Andrew Camargo

    Olá meus caros!
    Bom esclarecimento sobre o tema, o material é importante para o entendimento de pessoas envolvidas direta ou indiretamente com a área prevencionista. Só gostaria de fazer uma ressalva creio que será construtiva. Referente a ação objetiva dos EPI’s, afirmo que os equipamentos desta categoria não tem a ação de evitar o acidente de trabalho e sim minimizar os impactos causados pelo acidente. Caso pelo qual posso exemplificar, como no ocorrido com Felipe Massa, que sofreu a lesão provocada por um fragmento de metal durante uma corrida, e que mesmo usando um capacete super reforçado (que não deve custar barato)sofreu uma lesão gravíssima. Contudo imaginem se ele se quer estivesse usando o capacete, o estrago teria sido bem maior!
    Bom espero poder ter contribuído de alguma forma.
    Já diante mão parabenizo a clínica pelo informativo.

     
    • Helenice Corbucci

      Olá Andrew!
      Sua colaboração é muito importante. O exemplo do acontecido com Felipe Massa é contundente.Obrigada!

       

Deixe seu Comentário