A Medicina do Trabalho pode evitar processos trabalhistas?

Helenice Corbucci Blog, Dicas trabalhistas Deixe seu comentário  

Com a facilidade de acesso à informação é difícil encontrar pessoas que sabem filtrar o que é correto na prática do mercado do ponto de vista ético e empresarial, e o que é apenas um vislumbre de uma vida mais fácil e com menor esforço.

No segmento empresarial é cada vez mais frequente o risco de processos trabalhistas. Em sua grande maioria os empresários se questionam acerca da existência de algum meio para evitar o ajuizamento de ações trabalhistas por seus “ex-empregados”.

Carteira de trabalho

Na verdade, não existe uma fórmula mágica ou alguma maneira de impedir que ex-empregados acionem seus ex-empregadores na Justiça Trabalhista porque o direito de ajuizar ações é garantido pela Constituição Federal e é essencial à manutenção do Estado Democrático de Direito. Entretanto, o empregador pode adotar medidas para ser vitorioso nestes processos, evitando perdas e desestimulando ações judiciais aventureiras.

A contratação dos serviços de Saúde Ocupacional ameniza os riscos de um processo trabalhista. O empregador é orientado a seguir as normas de Segurança e Medicina do Trabalho (NR´s), evitando-se autuações, indenizações por dano material e moral aos empregados decorrentes de doenças ocupacionais, acidentes de trabalho, entre outros. A Medicina do Trabalho também possui ação preventiva, evitando que as tarefas executadas no dia a dia prejudiquem a saúde dos colaboradores.

Ao analisar todos os aspectos que podem influenciar a saúde do trabalhador e a continuidade de seus serviços dentro da empresa, o empregador contribui não somente por uma qualidade de vida melhor, mas aumenta a estima do trabalhador e com isso sua motivação e produtividade.
Concluímos que por meio da contratação de uma empresa idônea de Medicina do Trabalho é possível evitar custos desnecessários para a empresa e minimizar consideravelmente os riscos de ações trabalhistas.

Com base nestas informações sobre a Medicina do Trabalho, utilize os comentários para mostrar suas dúvidas e melhorar ainda mais a sua empresa!

Leia também: A Importância dos Exames Periódicos Ocupacionais A importância de manter os programas devidamente arquivados

Deixe seu Comentário