A importância de manter os programas arquivados | Clínica Corbucci | Clínica Corbucci

A importância de manter os programas devidamente arquivados

Raphaela Kawazoe Blog, Dicas trabalhistas Deixe seu comentário  

importância de arquivar os programasGuardar tantos papéis e documentos nem sempre é uma tarefa fácil.  Exige, sobretudo, organização detalhada e senso de importância, pois perdê-los pode trazer graves consequências.

Geralmente é através dos documentos que podemos resgatar parte da história das empresas e até mesmo das pessoas. Por isso, todo o cuidado é pouco na manutenção e na guarda de documentos que, na maioria das vezes, não tem valor aos olhos de um leigo, mas analisados sobre o ponto de vista jurídico ou histórico, tem valor inestimável.

O pior é que às vezes só nos damos conta do valor de um documento quando precisamos dele para comprovar determinados fatos. Lembre-se, que cada documento tem um prazo legal de guarda e, pode ser exigido a qualquer momento, portanto, crie o hábito de organizar seus documentos periodicamente.

Mesmo com as renovações anuais, os documentos dos anos anteriores – PPRA, PCMSO, LTCAT, e outros – devem ser mantidos pelo empregador ou instituição por um período mínimo de 20 (vinte) anos. Vale lembrar que quando várias empresas ocupam um mesmo endereço, então deve-se realizar programas para cada uma destas empresas, pois cada empresa possui o seu próprio CNPJ e é isso que conta nos programas.

Você sabia que os programas de Saúde e Segurança Ocupacional além de conterem orientações valiosas a serem seguidas pela empresa, devem estar disponíveis para os empregados, sindicatos e outros órgãos fiscalizadores?

Toda empresa que possui programas bem elaborados, os segue e os arquiva adequadamente, estará proporcionando melhores condições de trabalho aos empregados e estará resguardada de multas fiscais, de custos oriundos de absenteísmo, indenizações e até de demandas judiciais trabalhistas.

Seus programas estão bem arquivados?

Fonte: PEIXOTO, Juan Cacio. A importância de guardar documentos. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/administracao-e-negocios/a-importancia-de-guardar-documentos/65037/>. Acesso em: 13 de janeiro de 2014.

Leia também:  O que é PPRA? | O que é PCMSO? O que é LTCAT? O que é PCA?

Deixe seu Comentário