eSocial e a Segurança e Medicina do Trabalho

Legislação Deixe seu comentário  

Para falarmos do eSocial, inicialmente temos que conhecer informações sobre:
– O que é o e Social?
– O que irá abranger suas informações?
– Onde entram as informações de Segurança e Medicina do Trabalho?

O projeto eSocial é uma ação conjunta dos seguintes órgãos e entidades do governo federal:
-Caixa Econômica Federal;
-Instituto Nacional do Seguro Social – INSS;
– Ministério da Previdência – MPS;
– Ministério do Trabalho e Emprego – MTE;
-Secretaria da Receita Federal do Brasil – RFB.
Para maiores informações acesse o site: www.esocial.gov.br

O eSocial envolverá a interação de diversas áreas da empresa, promovendo neste sentido maior e melhor comunicação entre as mesmas, condição que atualmente não ocorre de forma eficaz e eficiente.
Com informações que envolvem vários documentos referentes a Segurança e Medicina do Trabalho, podemos verificar que haverá um grande problema para as Empresas caso estas documentações que geram estas informações estejam com erros, inexistentes ou não apresentam harmonização e articulação de seus conteúdos.

A maior dificuldade a ser tratada será o desafio das Empresas realmente passarem a elaborar e implantar suas documentações conforme as Normas Regulamentadoras e Legislação Previdenciária, bem como os profissionais em Segurança e Medicina do Trabalho realmente fazerem uso de seus conhecimentos neste processo, eliminando assim aqueles profissionais que trabalham na filosofia do Ctrl C e Ctrl V.

O eSocial promoverá meios para que muitas documentações sejam tratadas de forma séria e eliminará as famosas “mutretas” que encontramos no dia a dia, promovendo a interação de todos os Departamentos da Empresa.

Por fim, atender o eSocial poderá ser uma enorme “dor de cabeça” para muitos ou uma ferramenta tranquila, embora trabalhosa para gerenciar a Segurança e Medicina do Trabalho, além dos demais Departamento envolvidos na Empresa.

Será necessário estar com os programas de Segurança e Medicina do Trabalho em dia, assim como os exames admissionais, periódicos, retorno ao trabalho, mudança de função, demissional e os ASOS – Atestado de Saúde Ocupacional.

Para melhor entendimento, no gráfico abaixo temos os principais documentos que fornecerão informações no eSocial, estando nestes a relação com os eventos, demonstrando ainda que toda documentação possui uma inter-relação, onde erros e divergência acarretarão em lançamento de informação errada e consequentemente as multas serão mais frequentes.

Clique para ver o gráfico:

1

Deixe seu Comentário