Medicina Ocupacional

A partir dos riscos identificados, nossos médicos propõem medidas de prevenção e estabelecem uma periodicidade na realização dos exames complementares, quando necessários. Nessa etapa, o Programa de Controle Médico é criado, direcionando as práticas a serem tomadas em cada posto de trabalho.

PCMSO – Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional

O PCMSO é obrigatório para todas as empresas e tem como objetivo mapear e orientar condutas em todos seus aspectos legais e de boas práticas para a promoção, a prevenção e a preservação da saúde dos empregados. A elaboração do programa só é possível através das informações contidas no programa de reconhecimento ambiental, podendo-se ter como base o PPRA (NR 09), PCMAT (NR 18) ou PGR (NR 22).

 

Esse programa deve incluir, entre outros, a realização obrigatória dos exames médicos ocupacionais e em alguns casos, exames complementares, conforme determina a legislação vigente e o Médico Coordenador.
 

PCA – Programa de Conservação Auditiva

O PCA é implantado em empresas com ambientes ruidosos em que os níveis de pressão sonora são superiores a 85 dB, tendo como o objetivo prevenir a instalação ou evolução das perdas auditivas ocupacionais.  

O foco do programa é minimizar os riscos de adquirir uma perda auditiva ocupacional, além do controle e detecção precoce de qualquer alteração auditiva. Isto deve ser alcançado, quando possível, por medidas de proteção coletiva e o uso de EPIs selecionados de acordo com a exposição (NR 15)
 

PPR – Programa de Proteção Respiratória

O PROGRAMA DE PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA (PPR) é um conjunto de medidas práticas e administrativas que devem ser adotadas por todas as empresas nas quais for necessário o uso de Equipamento de Proteção Respiratória – EPR. É obrigatório desde de 1994, por meio da Instrução Normativa do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE. 

 

Seu propósito é proporcionar o controle de doenças ocupacionais provocadas pela inalação de poeiras, aerodispersóides, radionuclídeos, neblina, fumos, névoas, fumaças, gases e vapores, procurando assim eliminar ou minimizar a contaminação do ar no local de trabalho. Isto deve ser alcançado, quando possível, por medidas de proteção coletiva descritas no programa.

Exames Complementares

São exames específicos que auxiliam no diagnóstico de aptidão de trabalhadores que estão ou estarão expostos à atividade que apresentem riscos específicos. Exemplo: ruído acima de 85 dB, trabalho em altura acima de dois metros, espaço confinado, etc.

A necessidade de exames complementares é definida pelo Médico Coordenador do PCMSO, de acordo com o risco a que cada atividade laboral.

Assessoria em Perícia Médica

Assistência técnica em reclamações trabalhistas.

2020 Clínica Corbucci ©  – Medicina e Segurança do Trabalho

Rua Batista Perozzo, 92 - Jd. Vista Alegre, Paulínia-SP

Tel: 19 3833-3113

  • Branca Ícone Instagram
  • White Facebook Icon

Siga-nos nas redes sociais: