O que é acidente de trabalho? | Clínica Corbucci | Clínica Corbucci

O que é acidente de trabalho?

Helenice Corbucci Blog, Dicas trabalhistas Deixe seu comentário  

acidente-de-trabalho

Muitas são as dúvidas quando o assunto é acidente de trabalho. Tanto por parte de empregados quanto por parte de empregadores. O assunto “acidente de trabalho” parece não ser claro para muitas pessoas. Pensando em esclarecer algumas dúvidas, elaboramos este texto com informações importantes.

De acordo com o Artigo 19º da Lei nº 8.213 de 24/07/1991, “Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados (…), provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho”.

Portanto, considera-se acidente do trabalho a doença profissional e a doença do trabalho. Equiparam-se também ao acidente do trabalho: o acidente ligado ao trabalho que, embora não tenha sido a causa única, haja contribuído diretamente para a ocorrência da lesão; certos acidentes sofridos pelo segurado no local e no horário de trabalho; a doença proveniente de contaminação acidental do empregado no exercício de sua atividade; e o acidente sofrido a serviço da empresa ou no trajeto entre a residência e o local de trabalho do segurado e vice-versa.

Um trabalho saudável deve integrar a segurança e a saúde dos colaboradores. De acordo com dados recentes da Organização Internacional do Trabalho – OIT , globalmente, as doenças profissionais são a principal causa de mortes relacionadas ao trabalho. Segundo estimativas do órgão, de um total de 2,34 milhões de acidentes de trabalho fatais a cada ano, apenas 321 mil são provenientes de acidentes. O restante, 2,02 milhões de mortes, são ocasionadas por diferentes tipos de patologias relacionadas à ocupação. Isso equivale a uma média de 5.500 mortes diariamente. Isso se deve única e exclusivamente ao descumprimento das normas básicas de proteção aos trabalhadores e as más condições nos ambientes laborais.

A Clínica Corbucci, especialista em soluções de Medicina e Segurança do Trabalho, pode orientar a sua empresa na adoção de medidas coletivas e individuais de proteção e segurança da saúde dos seus funcionários. É possível analisar o ambiente e os atributos de cada função do trabalho, e desta forma, trabalhar a prevenção e evitar que acidentes de trabalho ocorram. Além de prevenir, a ideia é minimizar os danos ou prejuízos que podem ocorrer em função do trabalho exercido pelos funcionários.

Não se trata apenas de prevenir e cuidar da saúde de todo o seu time de funcionários, garantindo a continuidade da produção e das atividades de sua empresa. Trata-se também de trabalhar a prevenção de processos trabalhistas que podem prejudicar o andamento de suas operações e a saúde financeira de sua empresa.

Condições de higiene e de segurança são o mínimo exigido para que qualquer empresa possa realizar as suas atividades. A Clínica Corbucci é apta a lhe fornecer as informações necessárias para que sua empresa atue dentro do que determina a legislação. Assim, você estará assegurado e proverá todas as necessidades básicas para oferecer um ambiente de trabalho seguro aos seus funcionários.

Como podem ver, todas estas regulamentações estão previstas em lei e são passíveis de fiscalização. Acidentes de trabalho podem acontecer a qualquer momento, por mais preparada que a sua empresa esteja.

A prevenção é de total responsabilidade dos empregadores. Toda empresa deve ter treinamento pessoal, boas condições de trabalho e verificar quais setores estão vulneráveis. Além disso, cada profissão tem sua regulamentação com normas estabelecidas para evitar situações de risco. A regra tem de ser válida para toda cadeia de profissionais. Lembremos que a prevenção é o método mais eficaz e menos oneroso do que o tratamento e o processo de reabilitação. Como já diz o ditado, “é melhor prevenir do que remediar”.

É importante lembrar que o uso de EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) ou EPC’s (Equipamentos de Proteção Coletiva) ajudam consideravelmente a diminuir os riscos de acidentes de trabalho e suas consequências. Fique atento ao nosso próximo post, onde indicaremos os procedimentos a seguir caso algum colaborador de sua empresa sofra um acidente de trabalho. Até mais!

Leia também:  Meu funcionário sofreu um acidente de trabalho. Como proceder? | A importância do uso de EPI – Equipamento de Proteção Individual

Deixe seu Comentário