SEg.png

Segurança Trabalho

Logo_Mello.png

Em parceria com

Por meio da parceria estratégica com a MELLO PROJETOS E CONSULTORIA, oferecemos aos nossos clientes o desenvolvimento de soluções completas em Gestão de Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Qualidade.

 

Com um dos seus escritórios localizado no mesmo prédio da Clínica Corbucci, a Mello conta com profissionais especializados, atuando conjuntamente com o time Corbucci, uma parceria de sucesso que agrega valor não só às duas empresas, mas principalmente aos nossos clientes e aos serviços prestados a eles.

O PGRO - Programa de Gerenciamento de Riscos Ocupacionais

O PGR é um programa adotado pelas empresas objetivando gerenciar a totalidade dos riscos que existem no ambiente de trabalho. Em 2020 o programa substituiu o antigo Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA.

O PGR consiste na formulação e implantação de técnicas, procedimentos e medidas administrativas, visando o controle do processo. Propõe formas de combater qualquer ação que represente uma ameaça, considerando assuntos relacionados à segurança do trabalho, aos riscos ambientais, físico, químico, biológico e ergonômico e aos riscos de acidentes. Entrará em vigor em agosto de 2021 substituindo o antigo PPRA.
Em conjunto com a Mello, nosso parceiro em Segurança do Trabalho, chamaremos o programa de PGRO - Programa de Gerenciamento de Riscos Ocupacionais, para diferenciar de outros programas que podem existir nas empresas.

LTCAT – Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho

O Laudo Técnico de Condições Ambientais de Trabalho (LTCAT) é um documento técnico, de caráter pericial, que registra as condições do ambiente de trabalho, identificando a exposição aos agentes físicos, químicos, biológicos ou a associação de agentes prejudiciais à saúde ou à integridade física do trabalhador. Ele classifica as atividades com relação à salubridade, insalubridade, periculosidade e percentual de pagamento e enquadramento com relação à Aposentadoria Especial (INSS).

PPR – Programa de Proteção Respiratória

O PROGRAMA DE PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA (PPR) é um conjunto de medidas práticas e administrativas que devem ser adotadas por todas as empresas nas quais for necessário o uso de Equipamento de Proteção Respiratória – EPR. É obrigatório desde de 1994, por meio da Instrução Normativa do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE. 

 

Seu propósito é proporcionar o controle de doenças ocupacionais provocadas pela inalação de poeiras, aerodispersóides, radionuclídeos, neblina, fumos, névoas, fumaças, gases e vapores, procurando assim eliminar ou minimizar a contaminação do ar no local de trabalho. Isto deve ser alcançado, quando possível, por medidas de proteção coletiva descritas no programa.

PGRSS – Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde

O Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) tem o objetivo de minimizar a produção de resíduos e proporcionar aos resíduos gerados um encaminhamento seguro, de forma eficiente, visando à proteção dos trabalhadores, a preservação da saúde pública, dos recursos naturais e do meio ambiente.


Essas medidas além de reduzir a gestão de resíduos também cumpre a legislação referente à saúde e ao meio ambiente. (RDC nº 306/2004 – Anvisa e Resolução CONAMA nº 358/2005)

OS - Ordem de Serviço

Ordens de Serviço têm o objetivo de dar ciência aos funcionários sobre suas atividades e a respeito dos riscos no ambiente. A partir do momento da assinatura do documento, o funcionário não tem mais como alegar que não conhecia o risco do trabalho. O empregador pode ser multado pela falta de Ordem de Serviço na empresa. (NR 1)

A Mello Projetos e Consultoria ainda atua em: Treinamentos de Saúde e Segurança, Assessoria em legislação e Segurança do Trabalho e Higiene Ocupacional.


O Objetivo da parceria é entregar soluções sob medida para cada empresa, para que possam planejar e promover as mudanças necessárias para o cumprimento de normas de segurança e da legislação trabalhista.